Checklist para nadar sair do controle em relação aos preparativos do seu casamento. Para isso, o primeiro passo é saber exatamente o que quer para cada item a ser contratado, (decoração, buffet, banda, local, vestido, etc.). Encontre o estilo que reverbere sua personalidade e de seu noivo. Algo que pode ajudar nessa questão, é começar a construir seu mood board hoje mesmo no Pinterest.

Depois de ter certeza o que vocês vão dizer aos seus fornecedores, está na hora de pensar no planejamento detalhado prevendo os 12 meses que antecedem a festa, para isso, seguem os principais itens!

Planilha de orçamento: tem gente que ama, tem gente que odeia fazer. Mas quando se fala sobre finanças, essa é a primeira coisa que precisa ser feita 12 meses antes da data do casamento. Procure uma planilha para download e preencha com todos os fornecedores que precisará e saiba elencar quais são prioridades, pois assim haverá mais clareza para divisão de gastos. Coloque na planilha o número de convidados, e não se restrinja – nem sempre uma festa com poucas pessoas custa menos, esses acordos variam de fornecedor para fornecedor, então reflita o que faz mais sentido para vocês, independente de custos. Com um valor total em mãos, é hora de definir o quanto irão gastar com cada fornecedor. Por exemplo: 15% foto e vídeo, 10% espaço ou 20% com decoração. Você sonhou com um vestido cuja porcentagem é maior do que o que previu? Então terá que ajustar e tirar de outro item. Não existe uma porcentagem correta para cada um deles, mas sim o que é importante para o casal e suas escolhas.

Depois que vocês já saberem o quanto vão gastar com cada fornecedor, selecione 3 para cada item da lista. E cerca de 10 meses antes do casamento, junto ao seu noivo, decidam o estilo da festa depois de tantas pesquisas no Pinterest! Preferem casamento descolado? Ou são adeptos do estilo clássico, qual tipo de serviço será utilizado no buffet, decoração, música, etc.?

Todos os detalhes devem ser escolhidos de acordo com o budget disponível, lembrando de dar ênfase para 4 pontos principais: Trajes dos noivos; Vídeo/filmagem; Maquiagem da noiva; Buffet; Lista de casamento e site. Agora, o casal já pode começar a anunciar seu evento entre amigos e familiares! Uma boa forma de divulgação, é criar um site divertido, onde o casal pode postar fotos, vídeos e comentários sobre os preparativos!

Agora, com 8 meses antes do casamento, o casal deve pensar em lua de mel, convites, detalhes. Faça entrevistas com fotógrafos, conheça seus trabalhos e peça orçamentos! Lembre-se de que estes registros serão uma lembrança eterna de seu grande dia, por isso não deixe de contratar bons profissionais, que possuam um estilo que esteja de acordo com seu gosto e personalidade!

É a hora de decidir a identidade visual dos convites, site e toda a comunicação do grande dia. Com 6 meses, agende o dia da noiva, existem diversos tipos de pacotes, dos mais simples, que incluem penteado, maquiagem e unhas, até os mais completos, que podem durar até dois dias. Uma dica é fazer limpeza de pele, depilação e estética facial, massagem relaxante e drenagem linfática. Além de todo o cabelo e maquiagem.

Com 4 meses antecedendo o casamento reserve um dia para ir atrás das lembrancinhas do casamento, do chá bar e do chá de lingerie. Vale muito a pena comprar tudo junto para obter descontos.
Chegou o momento de fazer o convite do chá bar e do chá de cozinha a seus convidados, então, chegou a hora de fazer sua lista. Existem diversas lojas especializadas em listas e muitas delas já possuem um banco de dados com sugestões de presentes. Se vocês estão atarefados, vale aproveitar a lista disponibilizada pela loja e depois vocês trocam os itens que não gostou ou já possui.

Crie também em uma loja online. Geralmente, as lojas virtuais disponibilizam a retirada de presentes pelos noivos uma semana depois da compra, o que pode não ser tão divertido, pois vocês terão que ir obrigatoriamente retirar o presente e seu convidado não participará das brincadeiras no dia do Chá Bar ou Chá de Cozinha. Com 2 meses de antecedência vocês provavelmente já entregaram a maioria dos convites de casamento, chegou a vez de enviar o Save the Date dos próximos eventos: chá de cozinha ou chá bar, despedidas de solteiro e chá de lingerie. Não precisa imprimir nada, apenas mande a data para as pessoas reservarem. Caso queira antecipar-se, já faça os convites e mande pelo WhatsApp.

O pré-wedding geralmente é feito mais próximo ao casamento, mas isto fica a critério de cada casal. O ideal é usar este material para a festa, portanto, alinhe com seu fotógrafo todos os detalhes sobre o ensaio caso queira realizá-lo antecipadamente. Este ensaio pode ser tanto fotográfico, quanto em vídeo. Existem casais que não gostam de tirar fotos posadas como é proposto na maioria dos casos. Uma alternativa comum é desenvolver vídeos divertidos com quizz, depoimentos e momentos marcantes para essa ocasião.

Com esse tipo de organização vocês conseguirão organizar as tarefas e as finanças do tão sonhado evento.

Buscando o Buffet ideal par ao seu casamento? Entre em contato com o Buffet Brunetto

Adicione um Comentário